Logo criado por Jorge Luís

Planeta Leu Marvel: Homem-Aranha #36-39: Revelações (2001)

Li Homem-Aranha #36-39, com roteiro de J. M. Straczynski e desenhos de John Romita Jr.



A edição #36 é um especial sobre o atentado terrorista sobre o 11 de setembro de 2001. Confira o comentário do Planeta aqui.

Depois do especial, JMS passa a mostrar as consequências dos acontecimentos do arco anterior. Tia May e Peter Parker em um conversa franca e emocionante sobre a descoberta dele ser o Homem-Aranha. E a edição #39 focaliza nos três principais personagens que Straczynski resolveu trabalhar – o dia-a-dia de Mary Jane em sua vida profissional, Tia May começando a tomar providências pelas calúnias do Clarim Diário e Peter em sua incansável luta pelo crime.

Mais uma vez, JMS mostra que não quer saber de comodismos. Revela a identidade secreta para Tia May, mas não só isso. Mostra de forma muito bem detalhada a maneira em que ela lida com essa situação. É interessante que Peter, como era de se esperar, não entende plenamente os sentimentos de sua tia com relação à descoberta de sua identidade como Homem-Aranha. Nisso, o escritor conseguiu mostrar que conhece muito bem os personagens que tem em mãos. A edição #36 investe no trabalho de Peter como professor tentando ajudar seus alunos, em particular a pequena Jennifer, cujo irmão mais velho é viciado em drogas. É um arco com poucos diálogos, tanto na edição especial sobre o 11 de setembro, quanto na edição #39, que foi uma iniciativa da Marvel em produzir histórias visuais e com praticamente zero de diálogos. Mesmo assim, os méritos dessas histórias são o impacto visual. Particularmente eu gosto da arte do John Romita Jr. e ele conseguiu se dar muito bem, já que precisava transmitir a história praticamente sem diálogos. Histórias comoventes de pessoas nas quais poderíamos nos identificar facilmente. Mais uma leitura imperdível.


Por Roger

Postar um comentário

2 Comentários

  1. já tinha visto aqui mesmo no Planeta (ou então foi no site onde eu leio Online os Quadrinhos..) essa capa onde o Peter Aranha é pego literalmente com a Máscara do Aranha na mão!!!Marcos Punch

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que esse é um dos encadernados com leitura mais rápida que eu já fiz, até porque tem poucas histórias, e algumas com pouco ou quase nenhum diálogo. Mas as imagens falam por si.

      Excluir