Logo criado por Jorge Luís

Pontos de Vista do Planeta Marvel: Shazam – Com Uma Palavra Mágica... (Panini)

Shazam – Com Uma Palavra Mágica é mais um encadernado capa dura da série Novos 52 lançada pela Panini. E o Planeta Marvel/DC gostaria de deixar suas observações. Mais uma produção em parceria com nosso colaborador Giulianno de Lima Liberalli.



Sinopse:
SHAZAM! Com essas duas simples sílabas, um jovem perdido, mas de coração puro, se transforma no Mortal Mais Poderoso da Terra e usa seus tremendos poderes para salvar os inocentes. Essa é a história que você conhece… e essa é a história que vai ser revolucionada agora! Pelas mãos de dois criadores consagrados – GEOFF JOHNS e GARY FRANK – um dos maiores ícones das histórias em quadrinhos volta ao Universo DC em uma nova roupagem, mas ainda carregando todas as características que o transformaram em uma lendária figura da cultura mundial. E, junto com ele, toda a sua carismática galeria de aliados e terríveis inimigos!

Opinião do Giulianno:
“DIGA A PALAVRA!”

Shazam é um dos mais clássicos heróis da DC, sua popularidade é tão grande que ameaçou o posto do Superman como o mais famoso dos quadrinhos enquanto era conhecida como National Comics em 1940, o herói antes conhecido como Capitão Marvel era da concorrente Fawcett Comics e foi criado por Bill Parker e desenhado por C. C. Beck, sua aparência foi inspirada em um ator americano chamado Fred McMurray, o problema com o Homem de Aço foi aos tribunais gerando uma disputa que acabou durando doze anos culminando no cancelamento da revista devido às baixas vendas. O personagem caiu no limbo durante anos até ser comprado pela DC Comics em 1973 voltando às bancas desenhado por C. C. Beck durante os nove primeiros números, porém foi renomeado para SHAZAM pois a Marvel tinha lançado em 1967 o seu Capitão Marvel e o nome não poderia mais ser usado na revista.


De lá para cá o personagem marcou presença em vários eventos importantes do universo DC, tendo um papel de destaque na excelente Reino do Amanhã de Mark Waid e Alex Ross ganhando uma representação divina dos seus poderes como nunca antes feita, mas sempre houve um sentimento de rebaixamento quanto ao uso do herói, parece existir um receio de que ele possa novamente ameaçar o posto do Superman, nada mais merecido para esse personagem que consegue ser tão carismático como o Homem de Aço e é nesse ponto que a reformulação dos Novos 52 lançada em capa dura pela Panini se apoia: Uma visão moderna e muito mais crível para Shazam pelas mãos de Geoff Johns com uma arte inspirada de Gary Frank, pena que nada foi sinalizado para dar continuidade ao título nos EUA, a nova versão baseada em um Billy Batson órfão e amargurado pelo destino que recebe poderes maravilhosos, o seu único pensamento é se dar bem conquistando o que lhe foi negado devido a vida que teve pulando de lar em lar adotivo até ir parar junto com outros órfãos que lhe mostram o quanto as pessoas podem ser unidas e menos egoístas dando outra perspectiva sobre a ideia de família, Adão Negro e Silvana também ganharam novas roupagens bem melhores e motivações mais claras e a verdade sobre o passado do Adão Negro é arrepiante quando revelada nas partes finais da mini e a participação dos Sete Pecados é breve, porém promissora. Geoff Johns criou uma base moderna e muito boa para o Shazam no século 21, lamentável que a DC não tenha dado incentivo para a saga continuar até o momento, mas o lançamento da Panini vale a pena para os fãs do personagem, o ponto negativo é que a Panini não dedicou nenhum texto sobre o herói ou sua história pré-Novos 52, tirando isso a edição é 10.

Opinião do Roger:
Shazam foi um dos casos clássicos de verdadeiro “reboot” pelos Novos 52, começando pela origem do personagem. Billy Batson é um jovem órfão muito problemático que esconde uma complexidade profunda devido à suas perdas na infância. Isso dificulta sua convivência e permanência em famílias que desejam adotá-lo. É um personagem muito rico que daria para ser mais explorado caso a série continuasse. Apesar de não haver nenhuma possibilidade à seu favor, Billy é escolhido para ser o novo portador dos poderes do Shazam, o campeão da magia, e precisa lidar com sua própria inexperiência, motivações e poderosos vilões como Adão Negro e os Sete Pecados Capitais. Destaque também para o Dr. Silvana numa versão menos caricata e mais inescrupulosa e manipuladora. Os “irmãos adotivos” de Billy também merecem uma menção, suas diferentes personalidade foram bem retratadas e usadas em diversas situações.



O roteirista Geoff Johns é bem conhecido por ser um profundo conhecedor do universo DC, e mais uma vez, ele mostra conhecer muito da mitologia do Shazam, em vista das várias referências encontradas nessa série, ao mesmo tempo, empregando um ar mais contemporâneo e palpável. Parece ter sido proposital a forma como Johns deixou várias “pontas soltas” que poderiam ser desenvolvidas em continuações. Os desenhos de Gary Frank estão belíssimos, com um apurado grau de realidade e detalhes. Uma obra para ser apreciada, tanto na sua estrutura quanto na ilustração. E o preço de capa é bem convidativo – R$29,90. Leitura recomendada.

Postar um comentário

0 Comentários