Logo criado por Jorge Luís

Planeta Comenta DC: Sociedade da Justiça da América #6-15 (1999)

Li Sociedade da Justiça da América #6-15, do encadernado JSA: Darkness Falls, com roteiro de James Robinson, David Goyer e Geoff Johns e desenhos de Stephen Sadowski e Buzz, e farei breves comentários das edições.


Edição #6: A SJA está oficialmente de volta à ativa com direito à discurso ao público, mas se deparam com a aparição repentina de Adão Negro aparentemente sem controle. Para derrotá-lo, Senhor Destino, Homem-Hora e Mulher-Gavião precisam voltar ao Egito no passado.

Edição #7: Manto Negro, o filho de Alan Scott está de volta ameaçando o mundo com seus poderes sombrios, mas algo ou alguém deve estar por trás disso tudo.

Edição #8: Doutor Meia-Noite surge e ajuda a Canário Negro que fugia das criaturas sombrias. Mesmo com o reforço dos dois heróis, o poder de Manto Negro é muito mais forte e a escuridão começa a cobrir tudo.

Edição #9: A ameaça do esquizofrênico Manto Negro parece sem fim. Conseguirá Alan Scott deter seu próprio filho?

Edição #10: Enquanto se recupera de seus ferimentos, Ted Grant, o Pantera precisa enfrentar a Sociedade da Injustiça que invade o QG dos heróis. E precisa fazer isso sozinho, enquanto a SJA não retorna de sua missão em Milwaukee.

Edição #11: A mãe de Al, o Esmaga Átomo é morta em pleno vôo pelo o vilão terrorista Kobra, mas os problemas da SJA não acabam aí, quando o Extemporâneo parece estar de volta bagunçando a linha temporal. Então, a SJA se divide em dois grupos para lidar com esses dois problemas, sendo necessário o retorno de seus membros reservas.

Edição #12: O grupo liderado por Sandman consegue deter o ataque terrorista do Kobra, e libertar o Onda Aérea. O desejo de vingança pela morte de sua mãe pode ser o fim do Esmaga-Átomo.

Edição #13: O grupo que viajou ao futuro para deter o Extemporâneo foi derrotado e Metron foi o único que conseguiu retornar com vida e pedir a ajuda do restante da SJA.

Edição #14: O Extemporâneo cria um universo completamente distorcido, porém, o Senhor Destino consegue salvar seu grupo transportando-os para dentro do elmo de Nabu. Mesmo assim, para encontrar uma maneira de enfrentar o Extemporâneo, Hector deve se submeter à Mordru.

Edição #15: Para derrotar Extemporâneo, Al, o Esmaga-Átomo toma uma decisão que pode trazer consequências futuras. No final, ele e outros membros como Homem-Hora, Hipólita, Starman e Senhor Destino resolver deixar o grupo, cada um tendo seus próprios motivos.

Dois pequenos arcos, o primeiro com o grupo enfrentando o terrorismo e o segundo tentado salvar o próprio universo. E em momento algum, os grandes heróis da SJA colocaram em dúvida seu papel de se sacrificar pelo bem maior. A essência do heroísmo nesse excelente encadernado. Leitura recomendada.


Por Roger