Logo criado por Jorge Luís

Planeta Comenta Marvel: O Poderoso Thor #51-58 (1998)

Li O Poderoso Thor #51-58, Homem de Ferro #64 e Vingadores #63, do encadernado Thor: Gods on Earth, com roteiro de Dan Jurgens e desenhos de Tom Raney, Joe Bennett e Alan Davis, e farei breves comentários sobre as edições.


Edição #51: Asgard se materializa sobre Nova York. Lorde Thor deseja “resolver” todos os problemas de Midgard de uma vez por todas. O Homem-Aranha vai investigar o que aconteceu e acaba criando um debate filosófico com o Deus do Trovão, mas o questionamento dura pouco.

Edição #52: Há muito tempo atrás quando os vikings oprimiam e massacravam todos que encontravam pela frente, em nome dos deuses de Asgard, Thor questiona seu Pai Todo-Poderoso sobre essas ações. A origem do conselheiro Thialfi é contada.

Edição #53: Já se passaram cem dias que o Senhor de Asgard age ativamente em prol dos fracos e oprimidos. Isso piora sua situação com as autoridades mundiais, que passam a agir em secreto. E os Deuses negros estão de volta para o acerto de contas.

Edição #54: A irmã Mary presencia o sofrimento do dia-a-dia no hospital e começa a questionar suas próprias crenças quando recebe a visita de Lady Sif trazendo elixires com poder de cura. Roxy Perez trabalha com ajuda voluntária e conhece pessoalmente Thor, o Senhor de Asgard. Charlie estava prestes a ser assaltando dentro de seu ônibus, quando os meliantes foram detidos por Balder e Hogun. Três vidas completamente diferentes que tiveram experiências em comum.

Edição #55: Embora não esteja reinado Asgard, Loki finalmente conseguiu o que sempre almejou. Thor vai à ONU e se segue um longo e difícil debate sobre sua política de imposição.

Edição #56: Thor cria fontes de energia duradouras e puras. Um jovem mutante, determinado a acabar com a soberania do Deus do Trovão, faz de tudo para expor o “deus falso”, mas é impedido pelo Homem-Absorvente, que agora, luta ao lado de Thor.

Edição #57: Volstagg reúne algumas crianças ao redor da lareira de sua casa e passa a contar histórias das façanhas de Thor, o Senhor de Asgard. Em especial, sua luta contra a criatura chamada Jardineiro, na Lua terrestre. Um conto de fantasia que teve a participação de vários desenhistas.

Edição #58: Dan Jurgens / Alan Davis – Sem saída (Standoff 01)
A Slokóvia é um pequeno país cujo regime político tem torturado seu povo. Alguns de seus oprimidos cidadãos foram mortos oferecendo preces ao Deus do Trovão, que foram captadas por Heimdall. Thor atende às orações e envia seus valorosos guerreiros contra o exército do general slokovaco Stoykovicz. O problema é que a Slokóvia faz fronteira com a Lavtéria, preocupando o governo americano.

Homem de Ferro #64: Mike Grell / Michael Ryan – Sem saída (Standoff 02)
A presença de Thor e a aparição do Homem de Ferro para tentar um diálogo, cria um impasse na região da Slokóvia. Nos EUA, o culto à Thor divide opiniões. O Dr. Destino sabe de uma arma que Tony Stark vem guardando e que pode ser o último recurso, caso precise enfrentar seu amigo asgardiano.

Vingadores #63: Geoff Johns / Alan Davis – Sem saída (Standoff 03)
Thor e Homem de Ferro se enfrentam sem perceber a destruição que estão causando. O Capitão América tenta intervir. Três antigas e grandes amizades podem estar se despedaçando devido aos planos malignos e sutis do Doutor Destino.

O escritor Dan Jurgens dá prosseguimento a uma nova fase na vida do Deus do Trovão. Como soberano de Asgard, impondo sua vontade e justiça acima do poder de escolha e livre arbítrio que a humanidade tem, o escritor abre espaço para questões políticas, sociais, filosóficas e religiosas. São caminhos delicados, mas conduzidos de forma razoável e lúcida. Leitura altamente recomendada.


Por Roger