Logo criado por Jorge Luís

Planeta Comenta Marvel: Vingadores #65-70 (1998)

Li Vingadores #65-70, do encadernado Avengers: Red Zone, com roteiro de Geoff John e desenhos de Olivier Coipel, e farei breves comentários das edições.


Edição #65: O famoso Monte Rushmore é sempre um local turístico que atrai um grande público. De repente, sem nenhum sinal prévio, uma nuvem vermelha contamina todos no local, infectando-os com um misterioso e mortal vírus que age de modo muito rápido. O Capitão América e o Visão são os primeiros a chegarem ao local.

Edição #66: O desconhecido vírus tem tirado rapidamente a vida das pessoas infectadas. Correndo contra o tempo, os Vingadores tentam reter o maior tempo possível a nuvem vermelha e descobrir uma cura.

Edição #67: A equipe liderada pelo Capitão América descobre que o patógeno foi desenvolvido secretamente em um laboratório americano de armas biológicas. Aparentemente a IMA está por trás do vírus. Tony Stark e o Pantera Negra tentam encontrar alguma solução, mas são surpreendidos e acusados de traição.

Edição #68: A Mulher-Hulk é infectada e se descontrola. Após derrubar seus companheiros Vingadores, ela desaparece. Scott Lang, o Homem-Formiga encontra informações que colocam o Secretário de Defesa dos EUA como o responsável pelo desenvolvimento do vírus.

Edição #69: Falcão e Henry Gyrich  planejaram desvendar os segredos do Secretário de defesa, e acabaram descobrindo que se tratava, na verdade, do Caveira Vermelha. Warbird vai ao resgate da equipe do Capitão América. Mesmo ainda não completamente recuperado, o Capitão vai ao encontro de seu grande inimigo.

Edição #70: O Capitão América e o Falcão estão à um passo da morte certa. Enquanto o Homem de Ferro salva os dois, mesmo que isso custe sua própria vida, o Pantera Negra confronta o Caveira Vermelha, não apenas uma medição de força física, mas um luta pelos direitos humanos e a liberdade. E a Feiticeira Escarlate, em uma demonstração espantosa de seu poder, tenta parar de vez a nuvem vermelha.

Nesse arco, os Vingadores precisam lidar com um ataque bioterrorista em solo americano. O problema aumenta quando descobrem que o vírus foi desenvolvido secretamente e sob a responsabilidade do Secretário de Defesa dos EUA. O medo recorrente de ataques terroristas com armas biológicas e o envolvimento do próprio governo americano, não poderia passar despercebido pela Casa das Ideias. Porém, o escritor Geoff Johns consegue amenizar a situação por introduzir o Caveira Vermelha como o vilão da história, o que não muda o panorama crítico da trama, ao abordar o ódio racial arraigado. O ataque do 11/09 ainda estava fresco na memória americana e sua influência também. Leitura satisfatória.


Por Roger