Logo criado por Jorge Luís

Planeta Leu DC: Sociedade da Justiça da América #45-55 (1999)

Li Sociedade da Justiça da América #45-55, do encadernado JSA: Princess of Darkness, com roteiro de Geoff Johns e David Goyer e desenhos de Leonard Kirk, Sal Velluto e Don Kramer, e tecerei breves comentários das edições.


Edição #45: Kobra está sendo julgado pelos seus crimes terroristas, mas arma um plano em que tanto o tribunal quanto a SJA são obrigados a deixá-lo partir livremente. Isso divide opiniões dentro do grupo e Esmaga-Átomo e Adão Negro resolvem deixar a equipe devido às divergências ideológicas.

Edição #46: Mordru se apoderou dos poderes do Senhor Destino e juntamente com Manto Negro, filho de Alan, o atual Sentinela, atacam a SJA derrubando a todos. Columba está de volta e conta à Meia-Noite toda a verdade sobre como Rapina foi manipulado por Mordru até ele conseguir os poderes do Senhor Destino. Manto Negro absorve seu pai para dentro da terra das sombras, mas Sideral e Capitão Marvel vão logo atrás.

Edição #47: Eclipso, o terceiro príncipe das trevas ataca Jay e Columba. Agora ao lado de Mordru e Manto Negro, eles podem começar a colocar em prática seus planos sombrios. Longe do relâmpago do mago, Capitão Marvel volta a sua forma como Billy Batson.

Edição #48: Preso dentro do amuleto de Destino, Nabu diz à Hector que ele deve procurar e libertar Arion cujo corpo foi possuído por Mordru. Na Terra das Sombras, Billy e Sideral precisam encontrar e ajudar Alan Scott dentro se seus próprios pesadelos.

Edição #49: Os antigos membros da Corporação Infinito ajudam a enfrentar Manto Negro, os Combatentes da Liberdade auxiliam no combate a Eclipso e outros membros da SJA, incluindo os reservas ajudam a conter a onda de fúria provocada por Kobra que aproveita o eclipse total na Terra para instigar seus adeptos. Com a ajuda do Sombra, Billy e Sideral conseguem se libertar das Terras das Sombras junto com Alan mortalmente ferido.

Edição #50: No passado, Eclipso havia matado Yolanda, a vigilante Pantera, mas agora, seu primo Alex consegue vencer o vilão e contê-lo dentro de si, acabando com o eclipse global. Jade compartilha seu poder verde com seu pai Alan para trazê-lo de volta. Poderosa, Mulher-Gavião e Columba libertam Arion do Vale das Joias. Meia-Noite consegue restaurar parcialmente as cordas vocais de Jakeem o suficiente para que ele possa se comunicar com Relâmpago. Com seu coração estelar de volta, Alan recupera seus poderes de Lanterna Verde e liberta seu filho Todd do domínio sombrio. Jakeem aprisiona Mordru dentro de sua caneta mágica. Porém, com as mudanças no planeta acarretadas pelo eclipse, vários terremotos começam a acontecer e Sand supostamente dá sua vida para parar os tremores.

Edição #51: As trevas já se forma, mas ainda resta o confronto final entre Senhor Destino e Mordru. Enquanto isso na China, o terrorista Kobra escondido em sua base é descoberto por Adão Negro, Esmaga-Átomo e outros renegados.

Edição #52: É hora da SJA se recompor novamente. Jay chama Jesse Quick para se juntar à equipe como Gerente Administrativa. Adão Negro convida Alex e seu diamante negro contendo Eclipso para se juntar ao seu grupo. Durante um confronto com alguns terroristas, Poderosa e Pantera confrontam a Vingadora Escarlate.

Edição #53: Toda a verdade por trás da acusação contra o Pantera, enquanto ele e Poderosa tentam fugir da implacável perseguição da Vingadora Escarlate. Adão Negro vem recrutando mais aliados ao redor do mundo.

Edição #54: É Dia de Ação de Graças e para manter a tradição, a SJA e a LJA estão reunidos para o jantar. Batman, como sempre, desconfiado de que algo ruim pode acontecer e fica todo paranoico, e de fato, algo acontece quando aparecem Kulak e o Guerreiro de Ys para estragar a festa. Uma edição muito divertida.

Edição #55: Na véspera de Natal, Pantera, Lanterna, Joel Ciclone e Gavião Negro, quatro membros fundadores da SJA visitam a Mamãe Hunkle, ex-Tornado Vermelho. Entre as boas lembranças do passado, um vislumbre do futuro quando ela é convidada para ser a nova curadora do museu da SJA.

Uma das grandes sagas da SJA, e que redefiniu a formação da equipe, Príncipes das Trevas desenvolve a trama envolvendo Senhor Destino/Mordru, Lanterna Verde/Manto Negro e o surgimento de um novo Eclipso. Além disso, o cisma entre o grupo abre as portas para outra grande saga do grupo envolvendo Adão Negro. Muita ação e emoção em um título que não perde o fôlego. E ainda, na edição #54, o escritor Geoff Johns, profundo conhecedor e apreciador do universo DC, faz uma homenagem aos tradicionais encontros entre a LJA e a SJA de maneira muito divertida. Leitura altamente recomendada.


Por Roger