Logo criado por Jorge Luís

Planeta Comenta DC: Arqueiro Verde #1-10 (2002)

Li Arqueiro Verde #1-10, do encadernado Green Arrow: Quiver, com roteiro de Kevin Smith e desenhos de Phil Hester, e farei breves comentários das edições.


Edição #1: Oliver Queen, o Arqueiro Verde está morto. Mas sua passagem pela vida de seus aliados mais próximos foi marcante. Enquanto Arsenal, Canário Negro e Connor Hawk tocam suas próprias vidas, refletem sobre a influência que Ollie teve em suas vidas.

Edição #2: O Arqueiro está de volta às rua, embora não se lembre de nada do que aconteceu anteriormente. Ele invade a festa de um vereador corrupto. Lá, conhece Mia Dearden, uma garota de programa que está prestes a mudar radicalmente sua vida. Enquanto isso, Oliver e seu novo aliado, o benfeitor Stanley Dover estão à caça do Matador de Star City, quem vem vitimando crianças.

Edição #3: Aceitando um convite do Arqueiro Verde, a jovem Mia Dearden busca uma nova vida e vai trabalhar no Centro de Juventude de Star City, além de morar junto com Oliver e Stanley. O arqueiro esmeralda se questiona porque certos eventos de uns dez anos atrás, como a destruição de Coast City e a mudança na prefeitura de sua cidade, parecem ter sido apagados de sua memória.

Edição #4: À noite, o Arqueiro Verde intercepta um carregamento de cocaína que pertencia ao Arraia Negra. Isso leva ao reencontro de Ollie com o Aquaman. Ele o leva até a Torre de Vigilância da Liga da Justiça para rever seus antigos companheiros e tentar responder algumas perguntas, como seu retorno e porque uma de suas últimas recordações é sua viagem pelo país com Hal Jordan.

Edição #5: Batman nocauteia Oliver e o leva até a batcaverna para realizar alguns exames. Além de não ter nenhuma recordação de dez anos atrás, Batman descobre que o corpo de Ollie também não tem nenhuma evidência física de ferimentos que sofreu de lá pra cá. Depois de levantar algumas questões relevantes, o Arqueiro pede ao Batman para acompanhá-lo até Star City para descobrirem o que pode ter causado essa “amnésia” em Ollie.

Edição #6: Sem entender exatamente o motivo, Etrigan é atraído à Gotham e confronta Batman e o Arqueiro Verde. Seu receptáculo, Jason Blood decide ajudar os dois justiceiros em suas investigações. Oliver também reencontra Roy Harper e Dinah lance, embora seu relacionamento com a Canário ainda precise ser resolvido.

Edição #7: Depois de fazer algumas descobertas sobrenaturais sobre o retorno de Oliver, o demônio Etrigan o evapora. Na verdade, Hal Jordan, agora em seu novo status como o Espectro, transporta Oliver para outro local onde explica toda a verdade sobre a morte e o retorno de seu grande amigo.

Edição #8: Boston Brand, o Desafiador foi enviado para avisar Batman, Dinah e Roy de que Oliver não está morto, mas apenas foi transportado por seu amigo Hal, antes de ser incinerado por Etrigan. Finalmente Oliver descobre toda a verdade por trás de seu estranho retorno. Connor Hawke deixa seu mosteiro e volta a vestir seu uniforme para se encontrar com seu pai.

Edição #9: Décadas atrás, Stanley Dover, um obcecado pela vida eterna, buscou no satanismo as respostas pelas suas indagações. Uma trajetória marcada por atos abomináveis. Jason Blood, Canário Negro, Arsenal e Batman estão impossibilitados de salvar Oliver, devido a um feitiço que somente algum familiar pode quebrar. A chegada de Connor não poderia ser em melhor hora.

Edição #10: Uma legião de demônios é liberada, e apenas Connor não será capaz de deter todos eles. Oliver consegue se libertar, mas ainda assim, não é um reforço suficiente. Só resta acionar um protocolo da Liga da Justiça, que somente os grandes e verdadeiros heróis seriam capazes de fazer sem hesitar.

O escritor Kevin Smith consegue “ressuscitar” Oliver de maneira convincente. Também abordou vários elementos da mitologia do Arqueiro Verde, como a fase clássica dos anos 70 ao lado de Hal Jordan e a introdução de uma jovem personagem, Mia Dearden, que terá grande relevância para as histórias futuras. Leitura recomendada.


Por Roger