Logo criado por Jorge Luís

Planeta Comenta DC: Detective Comics #800-808 & 811-814 (2000)


Li Detective Comics #800-808 & 811-814, do encadernado Batman: City of Crime, com roteiro de David Lapham e desenhos de Ramon Bachs, e farei breves comentários das edições.


Edição #800: Um breve prólogo do arco Cidade do Crime mostrando basicamente as ruas e os eventos nas noites de Gotham.

Edição #801: Por mais que tente, o Cavaleiro das Trevas não pode estar presente em cada canto de Gotham para salvar as pessoas. Algumas têm essa sorte, outras não. Mas essa noite, Batman está atrás de Mickey Gravesly, o mimado filho de um rico empresário que matou uma garota de quatorze anos.

Edição #802: Um edifício residencial no bairro Park Row está em chamas. Batman e Robin ajudam os bombeiros a salvar todos que podem. Mas os corpos de uma das seis garotas grávidas que não puderam ser salvas chama a atenção do Homem-Morcego.

Edição #803: Em decorrência do incêndio no edifício de Park Row, Batman começa a investigar uma suposta “fábrica de bebês”, uma operação criminosa relacionada ao comércio de bebês. O Pingüim contrata o Sr. Frio para “limpar” os abrigos das futuras “mães” antes que o Batman descubra, mas algo muda os planos de Victor Fries.

Edição #804: Batman continua sua procurar por Cassie Welles e a investigar sobre a fábrica de bebês e descobre o responsável por isso. Mas, só consegue chegar até o edifício de Cobblepot tarde demais. Enquanto isso, o Sr. Frio, que fugiu com uma das jovens grávidas, quer se casar com ela, pensando ser sua amada Nora.

Edição #805: Temendo que o Sr. Frio possa comprometer o esquema, o Ventríloquo é contratado para eliminá-lo. Sem saber se a jovem grávida que está com Fries é Cassie Welles ou não, a verdade é que o Cavaleiro das Trevas conseguiu pistas adicionais sobre essa operação gigantesca.

Edição #806: Enquanto a busca por Cassie Welles encontra seu desfecho, a cidade tem uma nova ameaça que estava por trás de todo o esquema efetuado pelo Pingüim e seus associados – a Corporação. Uma misteriosa organização que vem se infiltrando em cada canto de Gotham e controlando seus alicerces.

Edição #807: Depois de um ajuda inusitada do Pingüim, Batman finalmente descobre que Gotham City é uma cidade secretamente dominada. Seguindo uma informação obtida com Cobblepot, Batman vai até o decadente bairro de Crown Point.

Edição #808: Bruce passou uma semana disfarçado em Crown Point e finalmente suas observações o levaram a um nome, Raffi. Ele sabe que a conspiração da Corporação para controlar Gotham se baseia no projeto residencial em Crown Point.

Ediçã #811: O Sgt. Ivers enlouqueceu e o Ventríloquo ainda está em coma. Sobrecarregado com tantas missões a cumprir, Robin pede ajuda à James Gordon. Em Crown Point, Bruce continua a ganhar a confiança de Raffi, quando de repente, um surto de horror se espalha em seus cidadãos.

Edição #812: Toda vez que Bruce tenta investigar “O Parque” de Crown Point, alguma força amedrontadora o impede, e dessa não é diferente. Os capangas da Corporação invadem o Hospital de Gotham, obrigando Robin, Gordon e seus aliados a fugirem.

Edição #813: Derrotando seu próprio medo, Batman entra no Parque de Crown Point e começa uma jornada de descobertas. E finalmente se confronta com o Sr. Amigável. No Hospital de Gotham, um ataque de medo toma conta de Robin e Gordon.

Edição #814: A onda de medo se expande por toda Gotham e o foco parece vir do Hospital de Gotham, onde Robin e Gordon se digladiam. Finalmente, após descobrir a verdade por trás da existência da Corporação, é hora do Batman confronta-la de maneira decisiva.

Longo arco mostrando mais uma das muitas facetas sombrias da cidade de Gotham. Depois de ajudar no resgate de um prédio em chamas, Batman descobre uma operação de comércio de bebês. A morte por overdose da jovem Haddie McNeil, de apenas quatorze anos, e o desaparecimento de Cassie Welles, serve de fio condutor para motivar o Cavaleiro das Trevas a mergulhar a fundo nessa missão perturbadora. O escritor David Lapham explora todo o potencial detetivesco de Batman e nos apresenta uma obra pesada e realista de Gotham City. E faz isso através de uma narração, por vezes, poética. Uma excelente obra a ser conferida. Leitura altamente recomendada.

Por Roger